As candidaturas de voluntariado estão encerradas!

Voluntariado Individual

Partilhe o seu tempo e o seu talento

Ser nosso Voluntário é...

Contribuir para o bem da comunidade onde vive
Assumir um compromisso sério com as famílias e crianças
Contribuir para a satisfação e desenvolvimento pessoal e profissional

Promover a partilha de experiências e emoções
Receber sorrisos de gratidão
Criar e reforçar laços sociais

São os sorrisos, os abraços, o conforto, o compromisso, a mão amiga, e também o apoio dos nossos voluntários que ajudam as nossas famílias a ganhar força e energia para enfrentar os momentos mais difíceis como são os períodos de tratamento hospitalar dos seus filhos.

Os nossos voluntários acolhem as famílias, preparam refeições, proporcionam atividades para a melhoria do bem-estar, realizam dias temáticos, ajudam a aliviar o tempo de espera e de internamento nos hospitais, apoiam na angariação de fundos, organizam eventos e ajudam na realização de outros tipos de tarefas das formas mais criativas.

Seja qual for o seu tempo, seja qual for o seu talento, junte-se à nossa família de voluntários. Juntos vamos construir Casas de amor e esperança!

Transforme o seu tempo livre em tempo para transformar a vida dos outros

Junte o seu tempo com a vontade de ajudar e crie um mundo com muitos mais sorrisos. Através dos nossos vários programas de voluntariado  proporcionamos-lhe diversas formas de ajudar quem mais precisa, de acordo com a sua disponibilidade.

Conheça as várias tarefas que os nossos voluntários realizam e escolha a melhor forma de tornar o seu talento em algo especial para as nossas famílias. Ajudar é tão simples.

Sabia que em 2021

85% dos nossos voluntários considera que o voluntariado lhe trouxe um maior crescimento e realização pessoal e profissional

Conheça as nossas opções de Voluntariado Individual

GUARDIÕES DA CASA

Os voluntários guardiões da Casas e do Espaço Familiar são os responsáveis pelas Casas e pelo Espaço Familiar durante o horário do seu voluntariado. São os primeiros a receber as famílias e quem nos visita. Atender e direcionar telefonemas, aceitar encomendas e donativos, receber pedidos ou dar resposta a situações do dia-a-dia, realizar check-outs das famílias, são algumas das responsabilidades desta função, que podem ser alargadas para o acompanhamento de grupos de voluntários que preparam refeições para as famílias.

HERÓIS DAS BRINCADEIRAS

Estes voluntários apoiam diretamente as crianças que estão nas Casas e no Espaço Familiar. Brincar, ajudar a passar o tempo de uma forma divertida e lúdica, higienizar, arrumar e organizar os brinquedos depois das brincadeiras é o seu papel! São estes voluntários que também preparam as festas de aniversário.

HERÓIS NO HOSPITAL

Melhorar a experiência em ambiente hospitalar das crianças doentes e das suas famílias é o papel destes voluntários, no internamento ou na consulta externa. Estar atento, ajudar a criar um sorriso numa criança, são algumas das características essenciais que um voluntário no hospital precisa de ter. Muitas vezes também prepara materiais para atividades lúdicas com crianças enquanto aguardam uma consulta, conta uma história, ou ajuda a libertar o acompanhante da criança para que possa, por exemplo, tomar uma refeição. Contamos consigo!

CHEFS COM AMOR

Como em muitas casas, as cozinhas das Casas e do Espaço Familiar Ronald McDonald são o seu coração e o centro de muitas atividades.  Os voluntários que fazem parte desta equipa, ajudam a manter a cozinha arrumada, abastecida, organizada e pronta para o programa “Refeições com Amor”.  Trazem ou ajudam a preparar os ingredientes para as deliciosas refeições para as famílias.

HERÓIS COM A COMUNIDADE

Para apoiarmos as famílias precisamos do apoio de todos, por isso contamos com uma equipa de voluntários que nos ajudam a contar a nossa história e a divulgar a nossa causa através de parcerias com empresas, da organização de eventos e de variadas formas de angariação de fundos.

HERÓIS DA SAÚDE E BEM-ESTAR

Uma família com uma criança doente, é uma família vulnerável. Os pais que estão nas Casas e no Espaço Familiar precisam de ser mimados e de tratarem de si para ganharem a energia necessária para dar força ao seu filho. Participar numa aula de ginástica, yoga ou zumba, relaxar com uma massagem ou uma sessão de reiki, arranjar o cabelo ou as unhas, são alguns dos “pozinhos de magia” que estes voluntários heróis podem deixar com estas famílias.

HERÓIS DA FOTOGRAFIA & VÍDEO

Nas Casas Ronald McDonald criamos memórias muito especiais. Por isso queremos captar momentos únicos que nos ajudam a contar as histórias de tantas famílias com crianças em tratamento hospitalar. Através do talento dos nossos voluntários em fotografar e filmar registamos uma emoção, um momento, um sorriso!

HERÓIS DA MANUTENÇÃO

Estes heróis são muito importantes para os nossos projetos, pois pelas Casas Ronald McDonald passam diariamente muitas famílias que aqui residem durante o período de tratamento hospitalar do seu filho. O desgaste do edifício e dos equipamentos é uma realidade, sendo essencial o apoio dos voluntários na manutenção e no bom funcionamento das Casas.  Ajude-nos a oferecer conforto às famílias.

GUARDIÕES DO JARDIM

Muitas são as famílias que procuram os nossos espaços exteriores para relaxar. A pensar no seu bem-estar procuramos manter sempre os nossos jardins e espaços verdes bonitos, mas as estações do ano obrigam-nos a uma permanente atuação. Os guardiões do jardim ajudam-nos em tarefas como retirar as ervas daninhas, manter a relva e os canteiros de flores bem nutridos e arranjados. Quer ser guardião dos nossos espaços exteriores?

HERÓIS DA LIMPEZA & ORGANIZAÇÃO

Todos os dias há uma longa lista de tarefas que precisam de ser realizadas nas Casas e no Espaço Familiar Ronald McDonald, de forma a manter um ambiente acolhedor, limpo e higienizado para as nossas famílias. As funções destes voluntários incluem: preparar os quartos, limpar o chão e o pó, aspirar e limpar áreas comuns, organizar e reabastecer os armários com os produtos de mercearia e de higiene e limpeza para as famílias. Seja nosso voluntário!

HERÓIS COM MÚSICA

A música tem um efeito terapêutico, não só para as crianças doentes como para as famílias que as acompanham. A ansiedade, o stress e as preocupações diminuem quando nos deixamos levar pelo efeito da música. Dê música à vida das famílias e seja nosso voluntário!