Casas Ronald McDonald

As nossas Casas estão repletas de esperança e carinho

Muitas famílias viajam para longe de casa, durante várias semanas ou meses, para acompanhar a criança doente e que tem que receber tratamento num hospital longe de casa. Para as crianças que enfrentam uma doença, nada parece mais assustador do que não ter o amor e o apoio da família por perto de. As Casas Ronald McDonald são, por isso, casas muito especiais e que sem qualquer custo para as famílias, são as suas “casas longe de casa” durante o tratamento hospitalar das crianças.

As nossas Casas são construídas com a simples ideia de que nada é mais importante do que as famílias estarem próximas numa altura difícil das suas vidas.  Acreditamos que, quando uma criança é hospitalizada, o amor e o apoio da família são tão poderosos como a medicação.

As famílias são referenciadas e encaminhadas pelos hospitais com que a Fundação Infantil Ronald McDonald tem protocolo.

Confortos das Casas Ronald McDonald:

• Quartos individuais com casa-de-banho (estão disponíveis quartos para mobilidade reduzida).
  • Salas de estar comuns
  • Cozinha com várias ilhas e sala de jantar comuns
  • Acesso à Internet com Wi-Fi gratuito

As Casas contam com uma equipa coordenada pela Gestora da Casa, que em conjunto garantem o serviço 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Para garantir uma maior vinculação com a sociedade local, cada Casa conta com uma Comissão de Proximidade constituída por membros da sociedade civil e franquiados da McDonald’s.

Sabia que:

• 6950 noites foram oferecidas às famílias
  • 405 famílias ficaram hospedadas nas Casas Ronald McDonald
  • 85 antigas famílias que visitaram as Casas Ronald McDonald
  • 116 famílias foram apoiadas através do Espaço Familiar Ronald McDonald
  • 2711 visitas ao Espaço Familiar Ronald McDonald

Casa Ronald McDonald de Lisboa

A Casa Ronald McDonald de Lisboa, a primeira a ser inaugurada em Portugal, oferece apoio gratuito às famílias encaminhadas e referenciadas pelo Centro Hospitalar Lisboa Central (Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa). Tem uma área total de 920m2.

Desde a sua abertura, a 3 de junho de 2008, esta Casa já recebeu mais de 1450 famílias de todos os distritos de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

As famílias interessadas em ingressar na Casa Ronald McDonald de Lisboa, deverão entrar em contacto com o serviço social do hospital respetivo.

Serviços que a Casa Ronald McDonald de Lisboa disponibiliza:

• 10 quartos individuais com casa-de-banho privativa
  • Sala de jantar comum
  • Cozinha com três ilhas
  • Terraço
  • Acesso à Internet com Wi-Fi gratuito
  • Computador com acesso à internet
  • Atividades desenvolvidas por voluntários em prol do bem-estar das famílias.

Localização e contactos
A Casa Ronald McDonald de Lisboa está localizada perto do Hospital D. Estefânia:

Largo do Conde do Pombeiro, n.º15, 1150-100 Lisboa.

Tel: +351 213 155 559 / Email: casaronaldlisboa@pt.mcd.com

Casa Ronald McDonald do Porto

A Casa Ronald McDonald do Porto foi inaugurada em Portugal a 20 de novembro de 2013 e oferece apoio gratuito às famílias encaminhadas e referenciadas pelo Centro Hospitalar de São João-Porto (Hospital São João e IPO-Porto).  Desde então, já apoiou mais de 400 famílias.

As famílias interessadas em ingressar na Casa Ronald McDonald do Porto, deverão entrar em contacto com o serviço social do hospital respetivo.

Serviços que a Casa Ronald McDonald do Porto disponibiliza:

• 12 quartos individuais com casa-de-banho privativa
  • Sala de jantar comum
  • Cozinha com quatro ilhas
  • Espaço exterior e terraço
  • Acesso à Internet com Wi-Fi gratuito
  • Computadores com acesso à internet
  • Atividades desenvolvidas por voluntários em prol do bem-estar das famílias.

Localização e contactos
A Casa Ronald McDonald do Porto está localizada nos terrenos do Hospital São João:

Centro Hospitalar São João Pólo PortoAlameda Prof. Hernâni Monteiro, 4200-319 Porto

Tel: +351 220 919 215 / Email: casaronaldporto@pt.mcd.com