• first-line: Em Portugal, como no mundo second-line: MUITAS HISTÓRIAS third-line: de apoio às crianças e suas famílias

RONALD MCDONALD HOUSE CHARITIES

Pensar global, atuando localmente para apoiar as crianças e suas famílias

História em Portugal

18 anos de história em Portugal. 2000 famílias apoiadas.

Muitas histórias e muitos sorrisos.

Em Portugal a história da Fundação Infantil Ronald McDonald começa no ano 2000. Estes são alguns dos nossos momentos mais significativos:

2000: Constituição da Fundação Infantil Ronald McDonald a 3 de março.

2001: A Fundação Infantil Ronald McDonald foi reconhecida com uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) de reconhecida Utilidade Pública. Durante os primeiros anos, a Fundação apoiou os cuidados de saúde de crianças contribuindo para outras instituições.

2008: Inauguração da primeira Casa Ronald McDonald em Portugal, em Lisboa, em parceria com o Hospital D. Estefânia, o principal hospital pediátrico do país.

2013: Inauguração da segunda Casa Ronald McDonald em Portugal, no Porto, em parceria com o Hospital São João e o IPO-Porto.

2017: Inauguração do primeiro Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Sabia que

• Mais de 300 milhões de dólares foram angariados através das caixas-mealheiro em todo o mundo.
  • Os programas da RMHC oferecem cuidados a muitas crianças e às suas famílias em tratamento em 90% dos principais hospitais pediátricos do mundo.
  • Anualmente, a RMHC serve mais de 5,5 milhões de crianças e famílias.

História no mundo

A história da Ronald McDonald House Charities (RMHC) começa quando a Kim Hill, uma criança com três anos, filha de Fred Hill, jogador profissional de futebol americano no Philadelphia Eagles, foi diagnosticada com uma leucemia. Os momentos passados nas cadeiras e bancos do hospital, foram de tristeza, exaustão e frustração, sentimentos que tentavam esconder da sua filha. Ao mesmo tempo, puderam observar o sofrimento dos outros pais que passavam por situações semelhantes.

Fran & Fred Hill propuseram-se a ajudar essas famílias e graças ao apoio e ajuda de Audrey Evans, diretora do Serviço de Pediatria, do Hospital onde a kim esteve internada, e uma reconhecida médica oncológica pediatra; Jimmy Murray, diretor geral do Philadelphia Eagles; Ed Rensi, diretor regional da McDonald’s Philadelphia; franquiados da McDonald’s, Lenoard Tose, proprietário do Philadelphia Eagles, conseguiram abrir a primeira Casa Ronald McDonald do mundo em 1974.

Dez anos mais tarde, em 1984, a McDonald’s Corporation consituiu a Ronald McDonald House Charities, uma organização mundial criar, encontrar e apoiar programas que contribuam diretamente para a saúde e o bem estar das crianças e das suas famílias. Numa entrevista televisiva nesse ano, Kim Hill declarou: “Embora eu não possa dizer que eu gostei da minha doença, eu aprecio que minha doença tenha inspirado o nascimento desta organização.” Kim Hill faleceu em 2011 aos 44 anos.

No mundo existem:

365 Casas Ronald McDonald
228 Ronald McDonald Family Room
50 Ronald McDonald Care Mobile

Visite www.rmhc.org para mais informações.